Entrevistas


A cantora Lívia Cruz concede entrevista

 para RadioativaRap.


Lívia Cruz concede entrevista falando de seus planos e projetos para 2013 !



Quando você se interessou por rap? E como ?

Comecei a cantar com 14 anos de idade, em Recife, onde nasci. Sempre curti poesia, e tenho uma ligação muito forte com a música. Quando conheci o RAP foi a mor a primeira vista, dai já comecei a escrever e cantar em festivais na cidade.

E qual foi o seu primeiro trabalho ?

Em 2003 gravei um singles com a Brutal Crew, produção de Dj Babão que foi indicado a melhor demo no premio Hutuz.

Você tem alguma influencia musical, alguém em que você se espelha ?

As cantoras brasileiras que eu mais me identifico são Alcione, Daniela Mercury, Fernanda Abreu, Marisa Monte... E as divas do R&B Aalyah, Lauryn, Keyshia Cole... A lista é imensa.

É normal, que no meio da estrada encontramos dificuldades, houve algum momento em que você pensou em parar ?

Eu cheguei a parar por um período, em 2006 lancei um Demo, gravei uma participação no DVD Rotação 33 do KLjay e no mesmo ano engravidei. Eu parei por mais ou menos um ano até o lançamento do DVD, O KLJay me deu uma força, e com a nascimento da minha filha tive mais certeza do que nunca que o RAP era o meu caminho.

E a mamãe da Alice, dona de casa e diva do rap, consegue conciliar todas essas atividades  ?

Eu to tentando (risos). Ser mãe se tornou meu papel principal, já tive muitas dificuldades com esse malabarismo, o foco no trabalho foi essencial nesses últimos dois anos e já esta dando pra colher alguns frutos.

Você já trabalhou com grandes nomes do rap nacional, como Rael da Rima, Max b.o e KL jay ...
Tem alguém da cena que você ainda gostaria de trabalhar?

Outra lista imensa (risos). No meu Album "Muito Mais Amor" com lançamento previsto pra março tem algumas participações super especiais. Rashid, Gutierrez, Taty (Beladonna), Karol de Souza e mais algumas surpresas. Fiz uma participação no Album do Pentagono lançado no fim do ano passado e com certeza esse ano espero fazer muito mais parcerias. Já dividi o palco com Lurdes da Luz e a Conká, mas falta fazer um som com essas divas, estou torcendo muito pra que isso aconteça em breve.

Então Lívia pra fechar com chave de ouro, fale um pouco sobre o rap feminino e suas expectativas, e planos.

Estou com uma expectativa monstra pra esse ano. Meu disco esta sendo finalizado e rola uma montanha russa de emoções. Estou feliz com a perspectiva de que esse ano será das mulheres no RAP, será o ano que mais serão lançados disco de RAP feminino, isso gera uma energia muito poderosa, que eu espero que vá puxar muitas outras iniciativas positivas de transformação do nosso cenário. Muito mais auto-estima, Muito mais espaços a serem ocupados, finalmente colher alguns frutos de tanta batalha que as mulheres de modo geral e na cultura Hip Hop enfrentam.
Muito mais amor!

Lívia muito obrigada pela sua atenção, por ceder o seu tempo, continue com esse sucesso e brilhando cada dia mais!

A cantora não tem previsão de shows em Curitiba, então resolvi postar um vídeo pra gente ficar com mais um gostinho de Lívia Cruz.






------------------------------------------------------------------------------------------------------------



 Karol de Souza conta  a sua história no Rap !




    Você nasceu em Curitiba , certo ?  Conte um pouco como começou  a cantar ...
 Sim, sou nascida e criada em CWB... e foi lá que aos 17 anos eu inventei de cantar Rap com minhas vizinhas, rs... eu tinha uns 16,17 anos...



      Em entrevista com o Emicida no quadro “ A rua é nóiz”  do programa Manos e minas, você citou os Racionais como referencia e inspiração para cantar rap, mas além deles quem te influencia atualmente ?
Naquela época Racionais Mcs e Thaide e Dj Hum eram a influência de todo mundo, e claro que minhas também... Hoje eu escuto de um tudo, Ópera, MPB, Jazz, Afoxé, Funk Carioca... Mas o que mais me influência é Rap mesmo. Principalmente o Rap Nacional. 



        Karol agente sabe que existe muito preconceito quando se trata de mulheres fazendo algo e se destacando, imagine então se tratando de Rap, você sofreu algum tipo de preconceito?
 Se eu sofri não percebi... mas acho que é porque talvez eu seja positiva e segura demais. Dizer que não existe é impossível já que tenho amigas Mc's que já passaram coisas desagradáveis por serem mulheres se destacando na cena, e por sermos melhores que muitos, mas muitos homens que cantam Rap. Mas o que é pra ser nosso ninguém tira, nem a gente mesmo... então vamo que vamo!




 O seu primeiro beat foi um presente de um grande beatmaker de Curitiba Dario, como foi escrever sua primeira letra,  em que pensava no momento ?
 Em 2010 em achei esse Beat do Dario no soundcloud dele e adorei. A gente mau se conhecia e mesmo assim eu escrevi e só depois contei pra ele... eu disse que ia gravar e só queria que ele me desse o Beat se gostasse da música. Escrevi sobre a mim e sobre a minha vida dividida entre São Paulo e Curitiba... o resto vocês já sabem, rs....




Além das participações com vários nomes do rap nacional, você também vai participar do novo álbum da Livia Cruz “ Muito mais amor”  como rolou essa parceria ?
Eu e a Lívia somos parceiras num novo projeto chamado 'AZ Mcs' do qual a Stefanie Ramos também faz parte. Nós 3 sempre convidando outras mulheres artistas, como a Dj Simone Lasdennas, as Mcs Brisa Flow, Tabata Alves, Amanda Negrasim, etc... E quando ela me chamou pra participar do disco dela, o 'Muito Mais Amor' fiquei bem feliz e aceitei na hora! E ai dela se não me chamasse, hahahaha... Inclusive vocês podem esperar pelo Video Clipe desse som. 




Então Karol, você já fez de tudo um pouco né, mas como foi você ter estudado moda,  e ter deixado tudo para trás pelo rap, você acha que mesmo cantando rap, a moda pode estar presente, porque você ousa muito com vários estilos e penteados ... Como é isso...
Então, pra mim é tudo Arte; Moda e Música andam juntas sempre. As 2 coisas fazem parte da minha vida, e sempre foi assim. Eu preciso de Moda, Dança, Rap tanto quanto de água, tanto quanto de Amor. Tamo junto e misturado!


 Vários estilos pra escolher e foi justo rap, aquele ritmo que nos cativa e nos envolve, mesmo assim você tem uma levada mais gangsta, sem deixar de ser feminina, como você consegue equilibrar isso ?

 Parece bobo, mas tenho certeza que foi o Rap que me escolheu, e não o contrário. O Gangsta me atrai porque é mais suingado, mais porradão, mais vivo sabe... então eu coloco todo meu lado moleque nisso, rs... e deixo pra ser feminina no restante. Até agora tô dosando bem. Equilíbrio é a chave.



   Karol foi um prazer fazer essa entrevista com você, espero que seja a primeira de muitas. Em breve você lança sua mixtape, fala um pouquinho pra gente dessa e de outras novidades que estão por vim..
Minha Mixtape se chama 'Rap Até O Fim' e é um trampo bem descompromissado. Trabalhei com amigos queridos e tudo foi rolando de um jeito bem natural. Foi toda gravada no Estúdio Track Cheio lá em Curitiba e metade dos Beats são do Cilho e Cabes (principais integrantes do selo, onde também mixei todas as faixas). Fizemos uma capa linda e bem caprichadinha... Agora é só esperar finalizar os últimos pontinhos e mandar pra fábrica. Acredito que no fim de Março ela esteja na rua. To numa expectativa/ ansiedade monstra! Mas já dizia Didi Mocó; - 'aguarde e confie!' 


Essa foi a karol de Souza, curitibana de estilo que desbanca no rap, então pra quem quiser conhecer mais do trampo dela ai estão alguns links !


Nenhum comentário:

Postar um comentário